top of page

ENCERRAMENTO

A XXX Semana do Economista encerra, com duas palestras, tendo como temática a Teoria e Política Econômica: a experiência internacional recente e a economia brasileira, que será presidida pela professora Rosalina Lima Izepão e terá como palestrantes os professores André Nassif (BNDES - UFF) e Nelson Marconi (FGV-SP). A primeira palestra será proferida nesta segunda-feira (30) pelo professor André Nassif (BNDES - UFF), A segunda palestra será nesta quarta-feira (2) proferida pelo professor Nelson Marconi (FGV-SP). Os eventos serão realizados no auditório do Bloco C-34, com início às 18h15min, por meio de videoconferência.

 

Esta edição da Semana do Economista contou com aproximadamente 450 participantes.

 

Em princípio, o encerramento deveria ter ocorrido na sexta-feira (13) e, posteriormente, terça-feira (24), mas precisou ser adiado em razão da falta de energia elétrica no câmpus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André Nassif (BNDES - UFF)

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduação em Desarrollo, Planificación y Políticas Públicas/Mención: Políticas Industriales y Tecnológicas pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor de Economia Empresarial do MBA em Finanças e Direito Empresarial do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ-Management) e Economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estando lotado na Área de Planejamento/Departamento de Planejamento/Gerência de Estudos (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Internacional). Foi também professor visitante no Dipartimento di Economia dell’Università degli Studi dell’Insubria, na Itália, técnico e consultor da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e funcionário do Banco do Brasil (BB).

 

Nelson Marconi (FGV-SP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), tendo realizado bolsa sanduíche na Sloan School of Management, MIT – Boston, nos Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e membro do corpo permanente do curso de pós-graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi coordenador do curso de Graduação da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e é professor associado (licenciado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência nas áreas de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Macroeconomia do Desenvolvimento, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público e Gestão de Recursos Humanos no setor público, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia do desenvolvimento, estrutura produtiva, desindustrialização, taxa de câmbio, economia do setor público, gestão de recursos humanos, com ênfase em salários e emprego no setor público, gestão pública e mercado de trabalho. É Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), coordenador do Centro de Estudos da Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento (CEMACRO), vinculado à Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e do Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Também participa das Comissões Assessoras de Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), na área de Ciências Econômicas. Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

bottom of page