top of page

PALESTRANTES

SESSÕES ESPECIAIS

 

André Nassif (BNDES - UFF)

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduação em Desarrollo, Planificación y Políticas Públicas/Mención: Políticas Industriales y Tecnológicas pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor de Economia Empresarial do MBA em Finanças e Direito Empresarial do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ-Management) e Economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estando lotado na Área de Planejamento/Departamento de Planejamento/Gerência de Estudos (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Internacional). Foi também professor visitante no Dipartimento di Economia dell’Università degli Studi dell’Insubria, na Itália, técnico e consultor da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e funcionário do Banco do Brasil (BB).

 

David Kupfer (UFRJ)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ). Atualmente é Diretor Geral do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ) onde também coordena o grupo de pesquisa em Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ) e Editor da Revista de Economia Contemporânea. Entre 2011 e 2014 foi cedido ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) onde atuou como Assessor da Presidência. Tem experiência na área de Economia, Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade, Política Industrial, Indústria Brasileira, Estratégias Empresariais e Padrões de Desenvolvimento Econômico

 

Fernando de Holanda Barbosa (FGV-RJ)

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas Cândido Mendes (UCAM), graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor titular da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: inflação, hiperinflação, indexação, política monetária e moeda.

 

Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Economia pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Luiz Fernando Rodrigues de Paula (UERJ)

Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou seu pós-doutoramento no St Antony's College, Universidade de Oxford, no Reino Unido e foi visiting scholar no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e na Universidade Livre de Berlin, na Alemanha, no network "Desigualdades". Atualmente é professor titular na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/UERJ), onde foi coordenador de pós-graduação em Economia. Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, macroeconomia aplicada, sistema financeiro, macrofinanças internacionais, teoria pós-keynesiana e setor bancário brasileiro. Tem publicado artigos em várias revistas nacionais (Revista de Economia Política, Estudos Econômicos, Economia e Sociedade, Revista Brasileira de Economia, Nova Economia, entre outras) e internacionais (Cambridge Journal of Economics, Journal of Post Keynesian Economics, Revista de la CEPAL, Investigación Económica, etc) É autor do livro Financial Liberalization and Economic Performance: Brazil at the crossroads (Routledge, 2011) e Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia: Uma Abordagem Keynesiana (Campus/Elsevier, 2014), co-autor do livro Economia Monetária e Financeira (Campus, 2007) e co-organizador de vários livros, entre os quais Monetary Union in South America: Lessons from EMU (Edward Elgar, 2003), Agenda Brasil (Manole, 2003), Globalização Financeira: Ensaios de Macroeconomia Aberta (Vozes, 2004), Novo-desenvolvimentismo (Manole, 2005), Sistema Financeiro: uma análise do setor bancário brasileiro (Campus/Elsevier, 2007), Financial Liberalization and Economic Performance in Emerging Countries (Palgrave Macmillan, 2008), Política Monetária, Bancos Centrais e Metas de Inflação (FGV, 2009), Sistema Financeiro e Política Econômica em uma Era de Instabilidade (Campus/Elsevier, 2012) e A Crise Financeira Internacional (Editora UNESP, 2012).

 

Nelson Marconi (FGV-SP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), tendo realizado bolsa sanduíche na Sloan School of Management, MIT – Boston, nos Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e membro do corpo permanente do curso de pós-graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi coordenador do curso de Graduação da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e é professor associado (licenciado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência nas áreas de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Macroeconomia do Desenvolvimento, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público e Gestão de Recursos Humanos no setor público, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia do desenvolvimento, estrutura produtiva, desindustrialização, taxa de câmbio, economia do setor público, gestão de recursos humanos, com ênfase em salários e emprego no setor público, gestão pública e mercado de trabalho. É Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), coordenador do Centro de Estudos da Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento (CEMACRO), vinculado à Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e do Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Também participa das Comissões Assessoras de Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), na área de Ciências Econômicas. Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

 

 

MINICURSO ESPECIAl

 

Eduardo Pontual Ribeiro (UFRJ)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Economia (Master of Arts) - University of Illinois, nos Estados Unidos e doutorado em Economia (PhD) - University of Illinois, nos Estados Unidos. Atualmente é professor associado do Instituto de Economia da Universidade federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ) e exerceu mandato de Conselheiro no Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Foi professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Economista Chefe e Vice-Economista Chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesa da Concorrência, Mercado de trabalho e Desigualdade, pobreza e crescimento. 

 

 

MINICURSOS

 

Ana Cristina Lima Couto (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Economia Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, Economia Brasileira, Economia Monetária e Pobreza.

                               

Carlandia Brito Santos Fernandes (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutorado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi visiting scholar na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: política fiscal, crescimento econômico e mercado de trabalho.

 

Elisangela Araújo (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado sanduíche na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Odirlei Fernando Dal Moro (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor colaborador do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participante do projeto de pesquisa "Industrialização e desindustrialização no Brasil e no Paraná (1945-2013)" e doutorando em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nas áreas de Economia Brasileira, Macroeconomia e Política Monetária. 

 

Paloma Carpena de Assis (UEM)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuando principalmente nos seguintes temas: setor público, governança, controle social, instituições.

bottom of page